Você tem fome de que?


Você sabia que existem diversos tipos de fome, e não somente aquela de quando nossa barriga ronca? Ela também pode estar associada ao nosso psicológico.

A nossa alimentação é um processo complexo! Ela é composta pela interação de diversos fatores biológicos, psicológicos e socioculturais, que nos levam a fazer nossas escolhas alimentares.

Fome, apetite e saciedade são sensações muito importantes para a regulação do nosso comportamento alimentar e podem ser influenciados pelo nosso humor, personalidade, família, sociedade, poder econômico, entre outros.

Mas quais são os tipos de fome?

Fome Física

É a necessidade fisiológica de comer. Ela acontece aos poucos, começando com aquele ronco na barriga. Quando sentimos essa fome e não nos alimentamos, podemos sentir tontura, irritabilidade, enjoo e dor de cabeça. Não é relacionada a um alimento específico, e sim percebida através de sinais internos do nosso corpo.

Fome Emocional

é a vontade de comer um alimento ou grupo de alimento determinado para se alcançar satisfação e prazer. Surge como uma vontade urgente, e sem, necessariamente, desconfortos físicos.

A fome emocional pode estar relacionada a:

  • falta de controle

  • compulsão

  • comer quantidades grandes

  • ou compulsão alimentar

E como resolver?

Se for física, coma.

Se não for, e você estiver em busca de conforto, busque-o em outro lugar que não seja a comida, como passear com o cachorro, fazer meditação, ouvir música, ver um seriado ou ler um livro.

E se você não conseguir fazer isso – afinal é difícil no início, então persista – veja a situação como um aprendizado e não como uma falha, se perdoe e tente novamente na próxima vez.

Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts