top of page

A pirâmide do CrossFit


Segundo Greg Glassman, fundador da marca, o objetivo do CrossFit é aumentar a capacidade de realizar trabalhos em todas as vias energéticas e padrões de movimentos possíveis, com movimentos funcionais de alta intensidade. Ou seja, não focar em uma só habilidade, mas sim evoluir em todas as 10 capacidades físicas: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potencia, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

A pirâmide nos mostra quais deverão ser as nossas “prioridades” ao praticar CF. Sendo assim, na base da pirâmide a Nutrição, que é nosso combustível, o que faz nosso corpo funcionar na máxima forma.

Acima temos o Condicionamento Metabólico, também conhecido por cardio! É ele que vai fazer com que seus estímulos tenham mais intensidade, tendo como objetivo principal mover-se tão rápido quanto tecnicamente possível com uma amplitude total de movimentos.

No meio da pirâmide esta a Ginástica Olímpica, que promove um excelente ganho de força de abdômen, músculos do core (do centro do corpo) e braços além de nos proporcionar muito controle e consciência corporal. Os músculos do core são indispensáveis para a saúde da coluna vertebral, já que sustentam toda a estrutura do corpo.

Em seguida vem o queridinho dos crossfitters, o LPO proporciona equilíbrio orgânico, construindo força e potência muscular de forma integrada. É, no CrossFit, o trabalho com carga externa. Muitos atletas devem estar se perguntando por que ele vem depois da Ginástica, pois bem, como dissemos acima, a ginástica requer consciência corporal, atributo indispensável na hora de jogar qualquer peso para cima da cabeça.

Por fim, no topo da pirâmide, o Esporte, que é a união de todos os itens citados anteriormente que formam o CrossFit! Além disso, esporte é competição, o que nos faz evoluir, aprender a cada dia um pouco mais.

Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
bottom of page